quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

SEMINÁRIO INTEGRADO III- AULA 1


O QUE É?
  • Eixo articulador e problematizador do Currículo escolar como forma de apropriação da realidade;
  • Espaço de articulação dos conhecimento e realidades sociais com os formais, constituindo-se por essência o exercício da interdisciplinaridade;
  • Espaço de produção de conhecimento por meio de postura investigativa.
A QUE SE DESTINA?
  • possibilitar o diálogo entre os demais componentes curriculares, no sentido vertical, considerando um único campo de conhecimento, pelo aprofundamento, e no sentido horizontal, entre mais de um campo de conhecimento, consolidando as relações teoria – prática e parte-totalidade. consolidar a proposta curricular interdisciplinar, como prática coletiva de professores e alunos;
  • orientar sobre as múltiplas possibilidades de diálogo entre o que é lido, pesquisado, estudado e discutido nas ÁREAS DE CONHECIMENTOS E DISCIPLINAS, e a vivencia em visitas ou participações pesquisadoras ou práticas pedagógicas em espaços educativos;
  • possibilitar a ampliação dos diálogos, ultrapassando os limites físicos da escola, utilizando os espaços educativos do município, região, estado e país;

O QUE PROPÕE?

ESPAÇO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO sociocultural entre professores e alunos, rompe e supera padrões estabelecidos e dicotomias como teoria-prática, saber científico – saber popular, repetição-criação, pensar-fazer, produzidas pela ciência moderna hegemônica. que qualifica as produções orais e escritas dos alunos; e que possibilita olhar crítico-participativo de alunos e professores; que amplia caminhos do diálogo e aproxima professores e alunos; que familiariza os alunos com a produção de projetos de pesquisa, de relatórios analíticos, e a organização de encontros científicos, para socializá-las.

COMO SE CONSTITUI?

Por projetos, nos quais a pesquisa, se articula com eixos temáticos transversais, com eixos conceituais ou linhas de pesquisa, desde que sintetizem uma necessidade ou uma situação problema contextualizado na vida do aluno. Professores e alunos organizam leituras, desenvolvem os caminhos metodológicos e a realização da investigação.


Objetivo geral:

Compreender e aplicar os princípios da pesquisa como metodologia para a produção do conhecimento, elaborando trabalhos de característica científica, resultado da capacidade investigativa do aluno.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Identificar a metodologia de pesquisa
  • Conhecer as áreas de Pesquisa propostas para o Seminário Integrado III.
  • Compreender o exercício da escrita como elemento constitutivo da produção e expressão do conhecimento.
  • Utilizar as normas científicas para apresentar trabalhos e textos acadêmicos.
  • Compreender os princípios de Metodologia Científica e utilizar o Manual de trabalhos acadêmicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário